Aprenda e divirta-se com este vídeo, passado num dos episódios da famosa série Mr. Bean. Verá que Bean, quando deparado com uma situação de emergência médica, faz praticamente quase tudo o que não se deve fazer, como fugir, utilizar práticas incorrectas, etc. . .
11.30.2009
Desmaios
As síncopes, nome científico de desmaios, são provocadas por falta de oxigénio no cérebro, a que o organismo reage de forma automática, com perda de consciência e queda do corpo brusca e desamparada. O desmaio normalmente é rápido, com uma duração aproximadamente de 2 a 3 minutos.
Momentos antes da ocorrência do desmaio, geralmente as pessoas sentem náuseas, tonturas, suor moderado ou abundante, visão borrada/ acinzentada, falta de forças, pulso fraco entre outros. O desmaio é também acompanhado de uma notável palidez. As causas do desmaio podem estar relacionadas com doenças cardíacas, pulmonares, etc. e também pode ser causado pelo excesso de calor, jejum prolongado, fadiga e muito tempo em pé. Para os desmaios temos duas possibilidades de socorrismo, o primeiro é impedir que o desmaio aconteça agindo quando a pessoa apresenta os primeiros sintomas e o segundo é manter a pessoa confortável de modo a que esta volte ou seu estado consciente caso já tenha desmaiado.
No primeiro caso devemos socorrê-las do seguinte modo:
1. Deitá-las com as pernas mais elevadas que a cabeça ou, sentá-las e baixar-lhes a cabeça até ao nível dos joelhos;
2. Molhar-lhe a testa com água fria;
3. Dar-lhe a beber chá ou café açucarados.
No segundo caso, se nos apercebemos que a pessoa já se encontra desmaiada devemos:
1. Ficar calmos, pois estes episódios apenas duram alguns minutos;
2. Proteger a vítima para prevenir outros acidentes;
3. Deitá-la com a cabeça de lado e mais baixa do que as pernas;
4. Desapertar-lhe as roupas;
5. Mantê-la confortavelmente aquecida;
6. Logo que recupere os sentidos, dar-lhe chá ou café açucarados;
7. Procurar auxílio médico.
11.29.2009
Perfil do socorrista
Para se ser um bom socorrista não basta saber como agir no momento certo e ter conhecimento de quais as técnicas que deve utilizar para salvar a vida da vitima.
O bom socorrista deve ser um ser humano calmo, auto controlado, organizado, compreensivo, paciente e determinado, deve também possuir capacidade de improvisação, deliberação e decisão de modo a agir da melhor maneira possível e ter consciência das suas limitações evitando piorar o estado da vítima.
Na verdade, parece complicado reunir todas estas qualidades mas, com a experiência e treino, as capacidades vão sendo aprendidas e aprimoradas progressivamente, melhorando assim a qualidade de um socorrista. Os socorristas muitas vezes põem em risco a própria vida no intuito de salvar a vida da vítima devendo ser por isso respeitados pelo serviço prestado à comunidade.
11.27.2009
Inquéritos
No início do ano lectivo realizamos 50 inquéritos sobre socorrismo, 50% a alunos do sexo masculino e 50% a alunos do sexo feminino, propostos a várias turmas com a finalidade de obter estatísticas sobre os conhecimentos e interesses dos respectivos alunos relativamente a este tema.
Após a análise das respostas dos nossos colegas, dividimos as perguntas por rapazes e raparigas, para distinguir os diferentes sexos, de modo a tornar as estatísticas mais claras e a constatar qual o grupo mais apto para uma intervenção numa situação de emergência. Das perguntas que constituíam o inquérito destacamos as que, a nosso ver, eram as mais importantes e concluímos que: o sexo masculino que integra a nossa escola se ofereceu mais para frequentar cursos de socorrismo e que foi o sexo feminino que se propôs mais para situações de voluntariado.
Ambos os sexos revelaram um vasto conhecimento sobre instituições nacionais ligadas ao socorrismo. Apesar dos rapazes se terem deparado menos com situações de emergência, de acordo com os resultados, souberam como melhor reagir, ao contrário das raparigas que contactaram mais vezes com situações de emergência mas não souberam como agir.
11.23.2009
O que é o socorrismo?
O socorrismo, também tratado por primeiro socorro, consiste no tratamento inicial e temporário, ministrado a acidentados e/ou vítimas de doença súbita, num esforço de preservar a vida deste e de minorar o seu sofrimento.
A execução dos primeiros socorros realizada adequadamente nos primeiros minutos após um acidente podem significar toda a diferença entre a vida e a morte da vítima, podendo evitar o agravamento do acidentado.
Porém, esta acção não substitui a ida ou a chamada (recorrendo ao Número Europeu de Emergência Médica: 112) de um médico nem a de nenhum outro técnico de saúde.
11.22.2009
Bem-vindos
Somos o grupo 3 do 12ºD da Escola Secundária de Monserrate, de Viana do Castelo, constituído pelas alunas: Ana Rita Almeida, Ana Rita Amorim, Carolina Louro, Filipa Azevedo e Marta Marinho.
A decisão da escolha deste tema, Socorrismo, foi unânime, visto que todas pretendemos seguir uma via profissional na área da saúde.
Na nossa opinião, todo o cidadão deve estar preparado para qualquer eventualidade, nomeadamente a de prestar primeiros-socorros a uma vítima. Uma intervenção imediata pode fazer a diferença entre a transitoriedade vida/morte.
O nosso objectivo é então aprender e, posteriormente, expôr conceitos e técnicas básicas para qualquer interessado no tema.
A ideia de criar um blog surgiu como forma de expôr e partilhar o trabalho que vamos executando ao longo do ano lectivo. Achamos que era um caminho mais prático e acessível a toda a comunidade escolar e não só.
Comprometemo-nos a esclarecer qualquer dúvida, em primeirosocorros.ap@gmail.com.
Subscrever:
Mensagens (Atom)