O Envenenamento é conhecido como o efeito produzido no organismo por um veneno, quer este seja produzido por via digestiva, por via respiratória ou pela pele.
Assim podemos classificar dois tipos distintos de envenenamento: envenenamento por ingestão e envenenamento por via respiratória.
Dentro dos envenenamentos provocados por ingestão de substâncias podemos dar maior ênfase aos que são provocados por produtos alimentares, ingestão de medicamentos e ainda por produtos tóxicos.
Os envenenamentos provocados por produtos alimentares podem apresentar sintomas como arrepios e transpiração abundante, dores abdominais, náuseas e vómitos, diarreia, vertigens e ainda agitação e delírio. Na presença destes sintomas, deve-se interrogar a vítima no sentido de tentar perceber a origem do envenenamento e seguidamente manter a vítima confortavelmente aquecida.
Se por outro lado, o envenenamento for provocado por ingestão de medicamentos, o indivíduo pode apresentar sintomas tais como vómitos, dificuldade respiratória, perda de consciência, sonolência e confusão mental, sempre dependendo do tipo de medicamento ingerido.
Outro indivíduo deve ser responsável por interrogar a vítima no sentido de tentar obter o maior número de informações acerca do tipo de envenenamento e pedir urgentemente orientações médicas, mantendo simultaneamente a vítima confortavelmente aquecida.
Quando falamos em envenenamento provocados por produtos tóxicos, referimo-nos a detergentes e outros produtos de limpeza, bem como o álcool puro, amoníaco, pesticidas e produtos de uso agrícola.
Um indivíduo envenenado por este tipo de produtos, pode apresentar sintomas tais como vómitos e diarreia, espuma na boca, faces, lábios e unhas azulados, delírios e convulsões e inconsciência, sempre dependendo da natureza do produto ingerido. Tal como nos restantes envenenamentos, um outro indivíduo deve tentar obter informações sobre o sucedido e procurar ajuda e orientação. Se se tratar unicamente de álcool, deve-se dar á vitima uma bebida açucarada e em caso de queimadura, deve-se molhar os lábios suavemente.
é importante salientar que nunca se deve dar de beber á vitima, pois pode favorecer a absorção de alguns venenos e ainda provocar o vómito.
Se a vitima apresentar intoxicação, deve ser transportada com a máxima urgência para o hospital, devido á gravidade da situação.
Se o envenenamento for provocado por via respiratória a vítima começa por sentir um vago mal-estar seguido de dor de cabeça, zumbidos, tonturas, vómitos e uma apatia profunda que a impede de fugir do local onde se encontra. A este estado segue-se o coma, se a vítima não for rapidamente socorrida.
Neste caso, o indivíduo que ajuda deve entrar na sala contendo sempre a respiração e abrir uma janela. Numa segunda tentativa, deve arrastar a vitima para o exterior, colocando-a em local arejado e desapertando lhe as roupas, fazendo ventilação assistida se necessário.
Apesar de apresentarem sintomas variados, uns com maior gravidade do que outros, em todo os casos de envenenamento, a vitima deve ser transportada com alguma urgência para o hospital, de modo a ser vigiada e correctamente assistida por assistentes de saúde.