Afogamento é o termo utilizado para designar a sufocação por aspiração de um fluído não corporal (normalmente água), por imersão ou submersão.
Geralmente associamos a palavra afogamento a acidentes que ocorrem involuntariamente, ocorrendo marioritariamento na época balnear, onde o número de mortos é superior ao resto do ano. Contudo, este tipo de situação pode surgir mesmo na própria habitação.
A asfixia, provocada pela entrada de água nos pulmões, impede a passagem do ar e, por isso, baixa o nível de oxigénio no sangue que pode levar à morte se não for socorrida a tempo. Devemos chamar sempre algum médico ou socorrista recorrendo número Europeu de Emergência Médica e devemos proceder da seguinte maneira de modo enquanto aguardamos a sua chegada de modo a evitar o contínuo aumento de óbitos por afogamento:
2. Retirar a vítima do local do afogamento (se tiver de pé, utilize um braço para segurar o corpo da vítima e a outra mão para lhe amparar a cabeça e fechar o nariz, enquanto faz a ventilação boca a boca; se as águas forem profundas, forneça à vítima algum ar, enquanto a puxa para terra);
3. Quando a vítima estiver numa superfície firme, verificar a ventilação, os batimentos cardíacos e, se necessário, continuar a ressuscitação;
4. Logo que a vítima começar a ventilar normalmente, colocá-la em P.L.S (Posição Lateral de Segurança);
5. Manter a vítima aquecida. Se possível, retirar-lhe as roupas molhadas e cobrindo novamente a vitima com roupas secas.
Sem comentários:
Enviar um comentário