12.13.2009

Queimaduras

Muitas queimaduras exigem cuidados médicos devido ao risco de infecção ou choque. Uma criança, uma pessoa doente ou idosa devem ser sempre observadas por um médico.
A gravidade da queimadura depende dos vários factores: da zona atingida pela queimadura; a extensão da pele queimada; da profundidade da queimadura. Estas são classificadas segundo um sistema de graus:












Primeiro grau, em que a pele fica avermelhada, quente e seca, muito dolorosa e com ardor, são as mais comuns, e são causadas pelo Sol (escaldões) ou água quente. Se a queimadura for deste grau devemos:
   1. Se possível retirar anéis, relógio ou roupa antes que a zona afectada inche.
   2. O facto de a queimadura ser muito dolorosa significa que provavelmente é superficial, logo devemos deixar correr a água fria sobre a zona atingida durante algum tempo. Após o arrefecimento colocar um creme hidratante, neutro, sem corantes.

Segundo grau, queimadura em que a pele fica avermelhada, quente, seca com ardor e bolhas que têm líquido no seu interior, são causadas por exposição moderadamente longa à água a ferver, ou no ferro de engomar; Se a queimadura for correspondente a este grau devemos:
   1. Se possível retirar anéis, relógio ou roupa antes que a zona afectada inche;
   2. Arrefecer com água muito fria;
   3. Se necessário, promover a evacuação da vítima para o hospital;

Terceiro grau, queimaduras em que a pele fica completamente destruída, podendo ficar carbonizada, este tipo de queimadura é maioritariamente causado por produtos químicos, incêndios, e acidentes. Se a queimadura for deste grau devemos:
   1. Arrefecer com água muito fria;
   2. Chamar o 112, a vítima deve ser evacuada o mais depressa possível para um hospital, podendo entrar em choque;

É preciso salientar que numa queimadura nunca se podem utilizar pensos adesivos, nem aplicar gorduras ou loções, nunca se deve rebentar as bolhas existentes, e deve-se evitar tocar na queimadura e retirar qualquer coisa que tenha aderido a esta.
Há diferentes motivos no modo como ocorre a queimadura e por isso o modo como se trata também é diferente, e os diferentes locais em que ocorrem as queimaduras podem ser mais sensíveis implicando outros tratamentos, tais como:
  • Os olhos – Lavar demoradamente com um fio de água corrente, do canto interno para o externo. Deixar o globo ocular humedecido. Colocar a vítima num ambiente com pouca luz (evita colagem das pálpebras);
  • As articulações e zonas de contacto – Interpor compressas ou panos limpos, sem pêlos e molhados para evitar colagem;
  • Por produtos químicos – Colocar a vítima rapidamente debaixo de água corrente. Retirar a roupa durante o duche, o qual deve demorar 15 a 20 minutos. Cobrir a vítima e promover o transporte para o hospital;
  • As queimaduras extensas – Não despir nem arrancar a roupa, a menos que seja de nylon.



Sem comentários:

Enviar um comentário